Desafios e Oportunidades para um Futuro Melhor
O sistema de saúde está repleto de problemas – como muitos já experimentaram em primeira mão. O acesso a cuidados de qualidade é irregular, e os custos médicos podem deixar as pessoas com dívidas para toda a vida por tratamentos que nem sempre funcionam.
O verdadeiro progresso na transformação da saúde exigirá soluções nos setores político, científico e médico. Mas novas formas de inteligência artificial têm o potencial de ajudar. Inovadores estão correndo para implantar tecnologias de IA para tornar os cuidados de saúde mais eficazes, equitativos e humanos.”
Notas
- O progresso na saúde exigirá soluções políticas, científicas e médicas, e a IA tem o potencial de ajudar.
- A IA pode detectar câncer, projetar medicamentos e prever doenças, ajudando as pessoas a viverem mais e melhor.
- Algumas clínicas usam IA para analisar mamografias e diagnosticar doenças oculares, com muitas oportunidades de melhoria.
A IA poderia detectar câncer precocemente, projetar medicamentos que salvam vidas, ajudar médicos em cirurgias e até mesmo vislumbrar o futuro das pessoas para prever e prevenir doenças. O potencial para ajudar as pessoas a viverem vidas mais longas e saudáveis é vasto. No entanto, médicos e pesquisadores devem superar uma série de desafios para aproveitar o potencial da IA.
Como os médicos garantem que a IA seja precisa, acessível a todos os pacientes, livre de preconceitos, respeitosa com a privacidade dos pacientes e não utilizada para fins nefastos? ‘Funcionará em todos os lugares? Funcionará para todos?’ perguntou o especialista em inteligência artificial Rama Chellappa em um workshop no Centro Bloomberg da Universidade Johns Hopkins em agosto passado.
Conversamos com dezenas de cientistas e médicos sobre o estado da IA na medicina. Repetidamente, os pesquisadores nos disseram que, na maioria das áreas médicas, a IA ainda está em sua infância, ou no máximo, em sua fase de infância avançada. Mas o campo está crescendo rapidamente. E embora os dispositivos médicos habilitados para IA estejam em uso desde a década de 1990, o nível de interesse, investimento e tecnologias disparou nos últimos anos.
Algumas clínicas já usam IA para analisar mamografias e outras imagens médicas, examinar batimentos cardíacos e diagnosticar doenças oculares, mas há muitas mais oportunidades para melhorar os cuidados. No entanto, é improvável que a IA substitua os médicos. Em muitos casos, ela seria uma ferramenta usada ao lado de mãos, corações e mentes humanas.
As apostas são altas. Se os esforços falharem, significa bilhões de dólares foram desperdiçados e desviados de outras intervenções que poderiam ter salvado vidas. Mas alguns pesquisadores, clínicos e engenheiros dizem que o potencial da IA para melhorar vidas é tão alto que devemos tentar.
A promessa da IA será cumprida? Só o tempo dirá.
Deixe um comentário